O que é Psicopedagogia?

A psicopedagogia tem como um dos principais objetivos descobrir o que leva o não aprender. Ou seja, o que leva seu cliente a não aprender. E para descobrir o porquê da não aprendizagem o psicopedagogo deve investigar os mais diversos motivos.

O psicopedagogo deve ouvir, observar, promover testes e entrevistas, organizar todas as informações fornecidas, levando em consideração todos os referências: escola, familiares, cliente, oftalmologistas, otorrino, neurologista, psicólogo, psiquiatra, entre outros. Visto que em cada caso terá referências individuais do cliente. É importante para o diagnóstico uma avaliação interdisciplinar.

As peças serão oferecidas pela família, pela escola e pelo próprio sujeito, entretanto a maneira de montá-las só depende do psicopedagogo e, para que este tenha um bom resultado, precisa levar em conta todos os aspectos objetivos e subjetivos observados nos diversos âmbitos: cognitivo, familiar, pedagógico e social” (SAMPAIO, p.17, 2016).

Após o psicopedagogo já ter definido qual o motivo do problema de aprendizagem do cliente, ele precisa traçar caminhos para possibilitar a aprendizagem. Este caminho será específico para cada diagnóstico e para cada cliente.

… se preocupa principalmente em construir situações de ensino que possibilitem a aprendizagem, incrementando, os meios, as técnicas e as instruções adequadas para favorecer a correção da dificuldade que o educando apresenta.” (PAÍN, p.13,1985)

O problema de aprendizagem pode ser simples, por exemplo: problema de visão. Neste caso se orienta o cliente a procurar um oftalmologista e utilizar os óculos com a receita indicado pelo médico. Mas podemos ter problemas mais complexos que serão necessárias intervenções contínuas e multiprofissionais. Nestes casos, o acompanhamento, as intervenções serão acompanhadas por uma equipe de diferentes tipos de profissionais. E a função principal do psicopedagogo nesta esquipe multiprofissional será criar meios para que o cliente aprenda.

Cada cliente terá um caminho para aprendizagem com uma abordagem individualizada. O objetivo sempre será facilitar a aprendizagem, dando a ele mais autonomia. Ou seja, vamos ensinar o aluno como ele aprende mesmo tendo dificuldades, independente do grau.

O que é psicopedagogia
O que é psicopedagogia

2- ALGUNS FATORES QUE PODEM CAUSAR PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

A aprendizagem é fruto da relação do indivíduo com o conteúdo. Seguindo este pensamento podemos perceber que o problema da aprendizagem pode estar tanto na limitação do indivíduo quanto na limitação do ambiente.

…lembremos que existem dois tipos de condições para a aprendizagem: as externas, que definem o campo do estímulo, e as internas que definem o sujeito. Uma e outra podem ser estudadas em seu aspecto dinâmico, como processos, e em seu aspecto estrutural como sistemas. A combinatória de tais condições nos leva a uma definição operacional da aprendizagem, pois determinamos as variáveis de sua ocorrência”. (PAÍN, p.25, 1985)

Podemos relacionar alguns fatores que podem causar a não aprendizagem:

  • Fatores orgânicos: São aspectos orgânicos que impede o desenvolvimento do aluno. Os motivos são amplos. Podem vir por mal alimentação ou até por deficiências que podem afetar o desenvolvimento motor e intelectual.

  • Fatores ambientais: São aspectos do meio de onde o aluno está inserido que impedem o seu desenvolvimento. Está ligado ao espaço geográfico de onde ele vive e o que ele tem acesso.

  • Fatores específicos: São aspectos que o aluno nasce ou adquire com o tempo. Nestes o aluno tem seu recurso de aprendizagem diferentes dos demais alunos. Nesta categoria estão distúrbios afetivos, distúrbios de leitura, distúrbios da escrita, distúrbio do raciocínio matemático, deficit cognitivo, deficit perceptivo, déficit de atenção, hiperatividade, entre outros.

  • Fatores Psicógenos: São quando o aluno tem dificuldade de aprender porque um outro problema o impede. Toda a energia do aluno está sendo focada em uma questão (pode ser de diversas ordens), que o aluno não consegue apreender mais nada.

Para descobrir se alguns destes fatores citados podem estar proporcionando ao aluno algum problema de aprendizagem o psicopedagogo deve se organizar e traçar um caminho para identificar e posteriormente propor um caminho eficiente de aprendizagem para seu cliente.

Raquel Leonor Resende

REFERÊNCIA BIOGRÁFICA

SAMPAIO, Simaia. Manual Prático do diagnóstico Psicopedagógico Clinico. Rio de Janeiro, Wak editora. 2016

MELLANDER, Klas. O Poder da Aprendizagem. São Paulo: Editora Cultrix. 2006

FERNÁNDEZ, Alicia. A inteligência aprisionada: abordagem psicopedagógica clinica e sua família; tradução Iara Rodrigues. Porto Alegre: artes Medicas, 1990.

PAÍN, Sara. Diagnostico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed. 1985.

RICHMOND, Peter Graham. Piaget: teoria e pratica. Tradução Aydano Arruda. São Paulo. IBRASA. 1981.