O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é um transtorno neurológico que se manifesta na infância e seus sintomas são observados por toda a vida da pessoa. O TDA-H não é uma doença, e sim um transtorno, não tem cura, mas existe tratamentos que ajudam a pessoa a conviver melhor com estas características. As características comuns ao TDA-H é desatenção, impulsividade e hiperatividade.
Sintomas:
- Deixar de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou durante outras atividades;
- Ter dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas;
- Não escutar quando lhe dirigem a palavra;
- Não seguir instruções e não termina deveres de casa, tarefas domésticas ou tarefas no local de trabalho;
- Ter dificuldade para organizar tarefas e atividades;
- Evitar, não gostar ou relutar em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado;
- Perder objetos necessários às tarefas ou atividades;
- Ser facilmente distraído por estímulos externos;
- Ser esquecido em relação a atividades cotidianas;
- Remexer ou batucar mãos e pés ou se contorcer na cadeira;
- Levantar da cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado;
- Correr ou subir nas coisas, em situações onde isso é inapropriado ou, em adolescentes ou adultos, ter sensações de inquietude;
- Ser incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente;
- Não conseguir ou se sentir confortável em ficar parado por muito tempo, em restaurantes, reuniões, etc.;
- Falar demais;
- Não conseguir aguardar a vez de falar, respondendo uma pergunta antes que seja terminada ou completando a frase dos outros;
- Ter dificuldade de esperar a sua vez;
- Interrompe ou se intrometer em conversas e atividades;
- Tentar assumir o controle do que os outros estão fazendo ou usar coisas dos outros sem pedir.
Categorias:
- TDA-H tipo Combinado / Misto
Apresenta grande distração, lentidão, esquecimentos, agitação, compulsão, intensidade nas ações.
- TDA-H tipo Desatento / Distraído
Apresenta grande distração, lentificação, esquecimentos e desorganização.
- TDA-H tipo Hiperativo/Impulsivo
Apresenta grande agitação, impulsividade, impaciência, compulsão e intensidade nas ações.
Níveis:
- Leve (quando apresenta poucas características ou sintomas que causam pequeno prejuízo ao desenvolvimento)
- Moderada (quando apresenta prejuízo moderados no desenvolvimento)
- Grave (quando apresenta muitos sintomas com prejuízos acentuados no seu desenvolvimento)
Diagnóstico e Tratamento
As características normalmente começam a ser observadas nas crianças quando começam suas atividades escolares, visto que elas não conseguem absorver as informações devido à dificuldade de foco e atenção. Criando lacunas no processo educativo. Assim a escola e a família da criança observam de forma mais concreta que existe uma questão que deve ser melhor pesquisada para uma tomada de ação mais especifica para o caso.
O diagnóstico de TDA-H deve ser feito por médicos especialistas como neurologistas ou psiquiatras. A avaliação Psicopedagógica é importante para que o médico responsável pelo diagnostico tenha um relatório com um parecer profissional do especialista em educação. Onde apresentará características do cliente em relação ao seu processo de desenvolvimento de uma forma organizada e criteriosa, que facilitará o diagnóstico mais preciso.
O tratamento deve ser realizado o mais rápido possível, visto que esta pessoa poderá ter seu desenvolvimento escolar e/ou profissional normalizado. O tratamento em muitos casos é multidisciplinar (médico, fonoaudiólogo, psicopedagogo, psicólogo, psicomotricista entre outros). Podendo ser necessário ou não o uso de medicamentos. As terapias devem ser específicas para cada caso. O controle e treinamento dos hábitos permitem que a pessoa se organize e utilize sua capacidade cognitiva para aprender e se desenvolver normalmente.
Os diagnósticos e tratamentos de TDA-H estão cada vez mais ajudando pessoas a superar os sintomas causados pelo transtorno. Mas é importante que o diagnóstico seja feito por profissionais especializados. Por isso se você ou um familiar apresentar estes sintomas procure ajuda qualificada.
A Psicopedagogia no tratamento de TDA-H
A Psicopedagogia é direcionada a identificar e intervir em problemas de aprendizagem ou do desenvolvimento humano. Mesmo o TDA-H não sendo um transtorno específico da aprendizagem tem como consequência ou sintoma o baixo desempenho escolar ou profissional. E o psicopedagogo vai atuar terapeuticamente para sanar a defasagem educacional que atrapalha o bom desenvolvimento do cliente com TDA-H.
A contribuição para o diagnóstico eficiente começa com a Avaliação Psicopedagógica. É nela que se faz um relatório detalhado do desenvolvimento do cliente, apontando características específicas que relacionam a suas capacidades e dificuldades. Partindo deste relatório investigativo o médico se orienta para o diagnóstico. Após o médico fechar o diagnostico o cliente será orientado a tomar as medidas necessárias para o seu caso.
Muitos casos de TDA-H são acompanhados por psicopedagogos que irão trabalhar pré-requisitos para que a pessoa possa desenvolver capacidades como concentração, memorização, controle inibitórios, foco e funções executivas. A psicopedagogia também intervém nas questões sócio afetivas como diz OLIVEIRA “…terapias ajudam as crianças a se autovalorizarem e a encontrarem alternativas para se adaptarem socialmente. A ludoterapia, a psicopedagogia, o psicodrama, podem ser técnicas valiosíssimas para serem usadas no tratamento de crianças hiperativas”. (p.29)
O acompanhamento psicopedagógico adequado traz benefícios no desenvolvimento da pessoa com TDA-H. Os sintomas podem ser minimizados e a própria pessoa será motivada a conhecer e criar saídas para diminuir suas dificuldades. Através do autoconhecimento e autonomia.
Para começar seu tratamento ou saber mas sobre este assunto entre em contato através do WhatsApp: (31) 988526157.