Movimento que antecede a aprendizagem – parte 2

A amplitude do lúdico neste movimento vivo do aprender.

Com a arte encontramos uma forma de reviver e reelaborar nosso conhecimento. E passamos a nos movimentar para agregar nesta caminhada novos conceitos que nos tiram do estado anterior e nos transformam. Utilizando o lúdico como um ingrediente, a busca pelo novo é absorvida de forma natural, prazerosa e muito eficiente, se tornando parte ativa da construção do aprender. O artigo Jogos Teatrais Criatividade e Desenvolvimento Humano descreve a relação do teatro e o desenvolvimento humano.

“O crescimento do intelecto é um processo cumulativo, mas a nova experiência não é introduzida à  força, pois se funde com o que lá já existe, modificando assim o que já existe e sendo ela própria modificada. Há durante este processo “ocasiões” em que as estruturas mentais parecem realizar-se ou estender-se em um sintema mais viável; o estágio muda. Em qualquer momento determinado deste processo desenvolvimental, há um equilíbrio adaptativo, que torna cada vez mais largamente baseado com sucessivos estágios.’(Richmond.  p.103, 1981)

Fernández afirma que: “Necessitamos incorporar conhecimentos sobre o organismo, o corpo, a inteligência e o desejo, os quatro níveis que consideramos basicamente implicados no aprender”. (p.128, 1990). Assim é importante que a própria pessoa conheça a sua própria forma de aprender. O processo de aprendizagem é único e pessoal, por isso se assemelha a processos artísticos que consequentemente tornam as terapias ligadas a arte como o Psicodrama, um recurso eficiente para o educador.

O encontro com a arte deve ser de forma ativa para efeito terapêutico. A pessoa precisa se ver transformando um objeto em outro, um movimento e um ritmo, sua história em uma cena e assim ativamente, recriar para remodelar seu vínculo com o processo educativo. Encontrando neste novo vínculo outros caminhos para aprender. Esta liberdade consolida sua aprendizagem que estrutura novas experiências e novos encontros com diversos universos do conhecimento, porque a pessoa aprende a apender e se desenvolver inteiramente.

O conteúdo aqui exposto é fruto de pesquisa científica e de prática. Em cada livro que abro, em cada paciente que atendo, se confirma e reafirma a eficiência da arte para a educação. Podemos notar que a arte se faz cada vez mais ponte para o conhecimento das pessoas e dos seus processos educativos.

 

REFERÊNCIA BIOGRÁFICA

 

GUIMARÃES, Gustavo Queiroz. Metáfora relacional –  uma experiência de inclusão de pessoas com necessidades especiais através do ouvir, criar e narrar histórias.

 

Psicodrama: Léa Porto, nós et Nós/ coordenação Tereza Christina Melo Castro; autores Dolores Maria Pena Solléro…[et al.]. – Belo Horizonte: Sografe Editora, 2012

 

RICHMOND, Peter Graham. Piaget: teoria e pratica. Tradução Aydano Arruda. São Paulo. IBRASA. 1981

 

FERNÁNDEZ, Alicia. A inteligência aprisionada: abordagem psicopedagógica clinica e sua família; tradução Iara Rodrigues. Porto Alegre: artes Medicas, 1990.

 

 

 

 

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